domingo, 21 de dezembro de 2008

Natal

Neste Natal
Quero…

Carícias
Saudade
Alegria
Compreensão
Amor
Saúde
Paz
Frio
Chuva
Neve
Amigos
Envolvência
Calor
Árvore enfeitada
Chocolates
Leitura
Muita Leitura
Ajudar
Concretizar
Afectos
Mudar de visual
Mas acima de tudo
Gostaria de mudar o mundo
O meu mundo
O mundo da minha cabeça
O mundo das outras cabeças
Gostaria muito…
De estar onde não estou
Em todo o lugar
De viver intensamente
De partir loiça quando estou a viver intensamente
Para marcar um pouco da minha pequena rotina diária
Acima de tudo
E abaixo de tudo
Ao meio de tudo
Ao redor de ti
Ao encontro dos teus
Para me
Encaixar na tua vida

Neste Natal, espero acima de tudo
Cumprir com o que cumpri nos outros anos
E regressar ausente
Mas presente no coração de todos os que amo

Feliz Natal para ti e para mim

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Á que Mudar!!!

Há dias em que são Dias
E há Dias em que os dias são
Envolvo-me nos Dias
E a alegoria como estado fica
Volteando digo a Voltaire
No teu tempo os dias não eram dias
E hoje os Dias não vão
Acontecendo e pergunto a Kafka:
Kafka? Que são os Dias?
Os dias São!
E os dias Virão!
Vem Raimundo e pergunta:
Que dia hoje é?
E eu respondo,
Hoje é dia de Serão!

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Realidade factuosa

Das enfadonhas metragens da vida, vemos personagens reais que nos indicam a mestria do olhar para a vida, composições e aversões á monotonia, revelamos assim, com intuito e escassez de momentos, um novo momento, o renascer e o adormecer de mais um.
Realizamos uma iguaria e partilhamo-la com o nosso mais bem.
Gostamos e relatamos imagens de nós a viver noutras épocas. Épocas de malvadez e virtuosas espécies de montismo a escorrer, pelos rios lavados das montanhas resvaladas. É assim o ímpeteto da vida. Um amargo acastanhado de uma casta em revelia com o tempo que passou.
Der repente regressa-se e imagina-se o que se poderá fazer. Acções:
- Uma bala certeira num corpo mutilado
-Um voraz carniceiro a vaguear na lua cheia
-Uma árvore em pleno crescimento lento
-Um cristal mal conservado bruto

domingo, 5 de outubro de 2008

Coração partido

Queria descrever-te numa só dimensão
Mas como isso é impossível
Apenas te deixo a visão
De uma eterna paixão
Que nunca tive por ti
Agora sinto um abalo
Sinto também que voltaste
Alguma coisa eu torneei
Para não te sentir na mente
Gostava de nunca te ter conhecido
Por quero que a minha paixão morra contigo
De repente acordo e vejo que não estás
Alguma coisa se passou
Foi o vento que se calou?
Ou a mentira não voltou
Tornaste te verdade no meu coração
E alguma coisa me disse o tritão
As musas o acompanham
E levam para mim a mensagem
Que em uma só palavra te de dedico o meu coração
Perdão

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Rasgos de Amor

Canção adaptada de João Pedro Pais- “Mentira”

Para o meu bro que faz hoje 28 anos


Agora que fizeste 28 anos
Já chegaste em glória a ti
Sei que o tempo anda para a frente
Mas não podes olhar para trás

Pois a vida anda para a frente
E tens que a acompanhar
Pois a liberdade é sempre assim

Porque é que a recordas
Quando tens de olhar para frente
Tens de encostar e andar com o futuro para a frente

Porque é que imploras
Porque é que agora choras
Sem nunca poderes encontrar

Tenho condições para correr
Vontade de te alcançar
Ao ver que chegaste ao mar

Agora que vives e imaginas o kê?
Deveras a calma e tu a imaginar


Porque é que a vida nos afirma
Tantas vezes acaricia

Acreditar que neste ardor
Não se pensa em flores


Congratulations
Congratulatios
Congratulations
Congratulatioooonnnnnsssss
Ha Ha Ha

Tenho o ávontade de te conhecer
Vontade de te levar ao mar
Tocando o teu coração desta maneira

Recordo me de ti e imagino
A tua cara, igual á minha
Porque é que a vida determina
Tantas vezes nos congrega

Acreditar que neste amor
Não existe fulgor

Mas acredita
Mas acredita
Mas acredita
Mas acredita
Maassssss aaaaccccrrrrrrreeeeeeddddddddiiiittttttaaaaaaaa

IE IE IEeeeeeeeeeeeee

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

O bolo

Aquilo que nos interfere e que nos remata como identidade que somos, não se apresenta de forma alguma com o que somos, nem as pessoas mais realistas conseguem saber que o estado de espírito é independente do que nós somos por dentro… bem lá no fundo, somos uma coisa que nos aparece repentinamente nos sonhos e que não nos lembramos de o sermos ao acordar… a nossa fatia do bolo, está no que nos revelamos… mas é uma fatia tão fina que não nos conseguimos aperceber de que ingredientes é o bolo feito… sabemos que é doce, sabemos que de alguma coisa é feito o bolo, mas o recheio ocupa todo o interior do bolo e o âmago de que é feito o bolo não sabemos o que leva, pois o bolo tem os ingredientes principais, mas há sempre alguém que o fez e não revela o toque de ingredientes que o experimentou… é assim a nossa vida, uma fatiazinha de bolo que nos apercebemos que sabe bem, mas se não soubermos quem o operou, nunca chegamos a saber o revelado da receita de quem o fabricou

domingo, 31 de agosto de 2008

Recados

Sei que te perdi
Mas isso não têm que ser
Desonrra para os dois

O amor que temos um pelo outro
Sobrevive mais que uma bactéria
Em meio inóspito

Olha, se te pudesse dizer
Diria tudo como antes
Mas não é por isso
Que te deixo o pensamento
De que és uma pessoa fora do vulgar
Preocupo me contigo

E as feridas que tens
Não tas posso curar
Pois é assim que eu foco a vida

Com uma dor amargaé incauta, vinda do centro da Terra
E da distância que temos da lua

Beijinhos
Sabes que és tu

sábado, 23 de agosto de 2008

Feridas felinas

Refugio-me num pedaço de canto
Aqui estou eu silencioso
Atormentado pelo que há de vir
Quando chegar, tenho que partir
E não ter frio
E rir-me loucamente
Porque aconteceu e não ter que lutar mais
Por um dia digno de loucuras
Neste refugio atormentado

O universo cai-me aos pés
E de novo o volto a por no seu lugar
Impiedoso ele brilha
Relâmpago e satifaz-me
Agora que aqui estou
A ele não o posso faltar
Porque somos unos eternamente
E no eterno somos loucamente
Apaixonados

Sinto estalidos no meu corpo
Obtuso e atarefado com a pergunta
Que virá?
É agora… tanto tempo á espera
E só agora me alumias nesta devassidão
Enraizada nesta Terra

Perguntas-me porquê?
Mais não te sei explicar
Mas um dia hás-de saber
Que alguma coisa
Ela é

Linguarejo a toda a gente
A felicidade da vida
Do resto não sei
Apenas sei que alguma vez o saberei

Nesta redoma enfiado
A sentir algo lá ao longe
Definho-me
Arranho-me e em nada mais penso
Só em ti

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Horas rubras

O vento para lá corre
A corte de um furacão
Entra, vê e passa
Sem nunca se interessar
Do próximo a arrancar

A felicidade desta vida
Não está nos que vêem
Não está nos que ouvem
Nem nos que sentem
Mas naqueles em cada
Entrosamento invocam
O temperar
Do clima azedo
E do frio a enregelar

A cidade já fascina
Ao erguer mais um
Encontrar o gelo frio
E o contentamento
Das horas a avançar
Para progresso
De mais um dia

Horas mortas

Neste silêncio soturno
O tempo é como se tivesse parado
A noite corre vagarosa
E eu brindo com mais um copo

No teu olhar
Vejo-nos caminhar
Pra a melancolia do bem estar
Pois tudo é revoltante
E a revolta é praticante

No teu cabelo
Vejo a frescura
Albardina tu és
E a tua bravura me perfaz

O trilho é sinuoso
Arrasto os meus pés na areia
Ouço o barulho das ondas
E os focos lá ao longe
Dos barcos

Há um que navega á deriva
Pois não encontrou o desejo
Do marinheiro se encontrar

Antigamente se dizia
O fugaz vai aparecer
E assim continua
Nesta marcha sem parar

Ouço lá ao longe os meus amigos
E eles, dizem
Volta, volta, volta
Se a agarrar
Terei de novo que trinar
Na minha guitarra lampejo
Sub mundo de cordões e carícias
Trabalho e formosura
A lua nada me diz e eu continuo a sorrir

Os arranjos não me convencem
De novo vejo-os e revejo-os
A trovejar de condições
Se o dia não acabar
A noite não consegue voltar


De novo o renovo vem a caminho
Para as trevas não me abarcarem
Neste caminho sinuoso
Onde anda este povo

A guarida me apaixona
E mais não se relaciona
Traz a paz entristecida
De um cometa a passar

Não vacilo e não me incomodo
De valia não tem nada
Mas sim um anjo da guarda
Que alumia todos os dias
A minha vida

De rompante passo a porta
Em silencio enternecedor
De uma vigia conseguida
Desta noite iluminada

sábado, 28 de junho de 2008

I still think of you

Sinto que gosto muito de ti. Apesar de saber que é um amor platónico, pois tu, nos tempos que passamos juntos, pouco tempo mas intenso (éramos só nós dois), mantiveste em segredo os meus pontos fracos, atingiste-me o coração de uma maneira pouco vulgar, pois consegues perceber mais que eu num espaço curto de tempo, eu recebia mais energia ao redor do que dava, e tu, inflacionaste me o amor. Agora sinto me destruído, porque não consigo suportar um amor sem ser o teu, mesmo sabendo que não te conheço, nem nunca te conheci, secalhar és igual a muitas e na altura querias sentir-te desejada, ou por outro lado precisavas de companhia… o que é certo é que se nunca houve nada entre nós, não foi gerido da minha parte… o que é certo é que se me apaixonar por ti e tu por mim agora, tenho medo de não sentir por estar perto de ti, que és aquela pessoa especial que eu sempre fiz na minha cabeça… sou doido por ti e sou afugentado por muitos fantasmas… o melhor mesmo é eu fazer o luto deste amor platónico que já dura á muito tempo e seguir com a minha vida para a frente, pois quero continuar a lembrar-me de ti da mesma forma que gostava de ti na altura
Beijinhos

sexta-feira, 20 de junho de 2008

escol(h)as

Não sei que escolhas fiz até este momento
Sei sim que mais uma escolha eu investi para o meu tempo
Queria resguardá-la para mim
Mas acho que está na hora de a cartografar
Investi meu tempo num curso que não sei de novo se é o mais certo
Biologia até aos confins
Queria algo mais na base da Ecologia
E alguma coisa eu sinto que perdi
Não tenho bases para fazer o que mais gosto
Era preciso 3 ecologias, um art view e um autocad
Uma biologia do solo e da água, topografia talvez
GIS e saber ler cartas militares hidrográficas e topográficas
Para seguir para a frente o meu caminho
Não me interessa a vida das plantas nem dos animais
Interessa me sim, saber a base da casa em que eles se sustentam
Mais uma vez uma má escolha eu fiz
Deparo-me agora num curso de conservação
Em vias de o acabar
Devia estar chumbado a todas as cadeiras que fiquei aprovado
Porque realmente o que fiz, não me identifico
Estou triste e sinto que na mecânica da vida me falta o chaci
Não sei que fazer nem que dizer
Apenas saber
Que mais uma vez errei nas minhas escolhas

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Serva da Felicidade

Fada, linda… denoto na tua devoção
Por alcançares o inevitável
Guia-te neste caminho sinuoso
Que me fez acordar, depois de te ver em sonhos
Com o teu condão e a capa vermelha
Linda, como sempre, nunca te esperei assim
Mas nada se faz contra o tempo
Pois nós somos servos dele

Musa brilhante, que me despedaçaste o coração
Abre os teus horizontes
Numa clareira incadescente
Prefaz-me
Eleva-me
Ao recôndito do teu coração
Dá-me nele guarida, ás minhas confusões terrenas
E depois sopra-me do teu leito
Para o dia que acordou

“Para uma criança linda que está a dar os primeiros passos”

quarta-feira, 4 de junho de 2008

To Sheila

Twilight fades
Through blistered avalon
The sky's cruel torch
On aching autobahn
Into the uncertain divine
We scream into the last divide
You make me real
You make me real
Strong as i feel
You make me real

Sheila rides on crashing nightingale
Intake eyes leave passing vapor trails
With blushing brilliance alive
Because it's time to arrive

You make me real
You make me real
Strong as i feel
You make me real

Lately I just can't seem to believe
Discard my friends to change the scenery
It meant the world to hold a bruising faith
But now it's just a matter of grace

A summer storm graces all of me
Highway warm sing silent poetry
I could bring you the light
And take you home into the night

You make me real
Lately I just can't seem to believe
You make me real
Discard my friends to change the scenery
Strong as i feel
It meant the world to hold a bruising faith
You make me real
But now it's just a matter of grace

terça-feira, 3 de junho de 2008

Para a jeanne pelos 23 anitos

Oh, rosa espinhosa que te encontras em meu pranto
Fugidia noturna rosa alface
Futigaste-me a visão ao te encontrar
De relevo bastante apetecido neste jardim

As tuas faces pálidas cor de quem canta amiga
Eras tu a rainha do meu céu
Trigueirais amuge de tinta
Que me encontro a sós neste caminho

A jornada contigo avança
Sem nunca parar como um romeiro anda
Assim és tu a minha luz
Que me alumia neste deserto frio

Deste me cor aos teus olhos
Lábios feridos de quem algo lampeja
Tua temperatura cálida nunca alcanço
De renovo assim me criaste

Oh gata a uivar de sono apetece
Ao ver-te assim honrada
Como um leigo num abutre empoleirado
Sigo-te o som da tua gritaria muda

Jeanne, desejo te o melhor nestes 23 deep anitos
Beijos peganhentos
RRuuuaaafffff

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Pensamentos etéreos

Pensamentos etéreos, é uma preformação, de uma leitura que fiz de um amigo meu.
Tudo como em todo o lado, há um ambiente envolvente que nos devolve a nossa capacidade de percepção das coisas, da nossa cognição interior… os nossos estímulos e a maneira como nos envolvemos com eles tem muito que se lhe diga… já um dia alguém me disse que pensar não mata, mas devolve a vida, é a mudança, cujos requisitos são o pré, o durante e o pós… há quem diga, elas não matam, mas moem… então porque somos peregrinos delas? Elas são o que nos levam a viver intensamente a vida e a fazer uma leitura in situ e uma leitura pós trancripcional da vida e dos vários momentos que passamos, porque saímos tantas vezes á noite e nos envolvemos também tanto em não pensar, porque não saímos nunca á noite e encontramos o refugio no pensamento e na introspecção… porque não regularizamos a nossa estrutura mental e não nos dividimos entre sair e não sair… para aqueles que vêem este pensamento como base entre sair e não sair é causa de desinteresse de causa… porque não temos mais abertura uns dias que outros? porque nos fechamos no nosso mundo interior? ansiedade? Talvez sim! Depressão? Toda a gente a tem! Uns exteriorizam-na mais que outros, mas é disso que este mundo trata… Há quem diga… que o destino não existe… o que existe é a imaginação das pessoas e a sua integridade mental… essa pessoa não está de toda errada, já que as transformações que fazemos, fazemo-las a nível mental, mas é preciso também ter segurança no que se pensa, pois o reflexo daquilo que transmitimos de forma monofásica é reflexo do que se passa a nível mental, só um grande expert na matéria consegue dar a volta da falsidade e contrapor com argumentos o que não se passa no nosso cérebro, essa pessoa não é sadia, mas vence na vida… as pessoas que são menos reformistas conseguem transmitir e fazer os outros acreditar no que não sentem… o que é real e o que é irreal, dessa interacção sai uma resposta que pode ser a que não é(ir)real… isso vê-se muito numa mera entrevista de emprego, em que o emissor e o receptor acreditam ou não no que é dito pelo emissor… a diferença é que um não sabe se ele está a transmitir a verdade e o outro acredita na sua própria falsidade… pensar não mata, mas leva á loucura!!!

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Pensamento do dia

Não é preciso estar com os amigos fisicamente, basta pensar neles

quinta-feira, 27 de março de 2008

Variante

Nada do que desdenhei ao longo da vida, fez com que fosse uma melhor pessoa, por vezes, esse sentimento de culpa atravessa-me como um obstáculo e penso nos lugares onde poderia estar, em nada me revolto com isso, mas há tanto por descobrir e tanta coisa para desencatar... sermos os primeiros a descobrir o intuito da vida, já de si, faz de mim uma pessoa melhor, não, que não sofra pelo que há de vir, mas sim recalcando o que não fiz, apetece-me viajar lentamente pela prevasidão de cada um, descobrir os sefredos dos lugares mais inóspitos e outros mais bonitos. Há tanto por descobrir, tanta vida pela frente, é preciso não verter o sentimento de estranheza e tristeza para que se faça do dia, um melhor dia

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

What Francisco Means

What Francisco Means

You are loving, compassionate, and ruled by your feelings.
You are able to be a foundation for other people... but you still know how to have fun.
Sometimes your emotions weigh you down, but you generally feel free from them.

You are wild, crazy, and a huge rebel. You're always up to something.
You have a ton of energy, and most people can't handle you. You're very intense.
You definitely are a handful, and you're likely to get in trouble. But your kind of trouble is a lot of fun.

You are usually the best at everything ... you strive for perfection.
You are confident, authoritative, and aggressive.
You have the classic "Type A" personality.

You are very intuitive and wise. You understand the world better than most people.
You also have a very active imagination. You often get carried away with your thoughts.
You are prone to a little paranoia and jealousy. You sometimes go overboard in interpreting signals.

You are very open. You communicate well, and you connect with other people easily.
You are a naturally creative person. Ideas just flow from your mind.
A true chameleon, you are many things at different points in your life. You are very adaptable.

You tend to be pretty tightly wound. It's easy to get you excited... which can be a good or bad thing.
You have a lot of enthusiasm, but it fades rather quickly. You don't stick with any one thing for very long.
You have the drive to accomplish a lot in a short amount of time. Your biggest problem is making sure you finish the projects you start.

You are the total package - suave, sexy, smart, and strong.
You have the whole world under your spell, and you can influence almost everyone you know.
You don't always resist your urges to crush the weak. Just remember, they don't have as much going for them as you do.



You are well rounded, with a complete perspective on life.
You are solid and dependable. You are loyal, and people can count on you.
At times, you can be a bit too serious. You tend to put too much pressure on yourself.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Cálculos

Ao ser seguido por um psico-pedagogo, Germias, uma vez perguntou: “Trace-me o diagnóstico! A causa de eu estar aqui!!! Porque tou a dar em doido com toda esta receptividade….”
É claro que a motivação do psico-pedagogo, ficou pensativo… e pensou de si para consigo! “Desta vez estou aqui num caso grave, já que todas as pessoas que por aqui passam, não subscrevem esse propósito, e então? Este rapaz tem medos ou frustrações?” ou será que quer conhecer o oculto? As suas motivações são prepentórias, já que pedir-me para lhe traçar o diagnóstico, é estar fechado á terapia e não querer ser ajudado….

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Incrédulo

Até que a voz me falhe, vou cantar, até que o corpo se canse vou dançar, vou criar, vou fazer, realizar o que nunca ninguém realizou, vou pretender de mim uma postura positiva, não vou ligar a interrogações, vou-me ocupar com coisas ás quais por cabeça alguma passará, vou ressurgir novamente e olhar para o novo mundo como uma área tropical, com um microclima rochoso e condensado, algo mesmo assim paradisíaco e vou olhar á volta e ver as quantas maravilhas que me rodeiam, vou dar assim alguma credibilidade ao que vejo e ser realista, que coisas formidáveis que aqui se encontraram… e quando estamos mais em baixo, mais desiludidos e sem dar algum rancor aquilo que se assemelha a nós, vou criar um modelo dessa paisagem e metê-la bem fechadinha dentro de quatro paredes de vidro e pou-la no santuário do meu quarto, e quando me sentir infeliz, vou olhar-te e viver o que vivi nesse dia e pensar que quando estamos mais desiludidos connosco e com as coisas, as coisas vão surgir novamente, não no espaço, mas sim no tempo

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Loucuras

Só há uma realidade…!!! a que se desconhece completamente!!! todos fazemos previsões, mas somos muto vagos e imprecisos naquilo que fazemos e desenvolvemos… é preciso pegar e passar á prática… ontem ouvi na rádio os prós e contras de assentar na vida… e lá diziam… “um dia têm que se assentar”, pois as previsões são para o melhor… “até o sexo se torna melhor, mais saliente, com menos pudor e mais realista e aventureiro”, são assim as nossas horas, as horas de assentar e as horas de maior devaneio, a vida menos equilibrada e cheia de brandura… o significado? é que nunca estamos com a mesma disposição para os dias

sábado, 26 de janeiro de 2008

Sinais do tempo

É importante dar-mos atenção a todos os sinais que o tempo nos oferece, os pormenores mais banais, como a queda de objectos, de acordo com o nosso estado de espírito do momento, das fácies e das personagens com quem estamos mais tempo, da nossa rotina diária e o decorrer dos trabalhos, da nossa interioridade e do relevo que damos a essa mesma importância, revermo-nos também á uns tempos atrás também é um sinal do tempo, de vivermos o passado intensamnete, com as mesmas imagens e a mesma leitura dos dias, se andamos mais distraídos e o nosso consumismo incansável do que nos aprás, que nos torna mais nós mesmos e em consonância com a realidade que se nos depara a cada instante…

sábado, 19 de janeiro de 2008

Relações

A crise existencial por mim imposta reduz-me á insignificância de não reter relações por longo prize time... por sentir que todas as pessoas fazem parte de mim, algumas em particular, mas que a todas devo o meu apreço por fazermos parte deste mundo e que temos em comum nos conhecermos bem e nos amar-mos loucamente de um desejo de toque de pele. É assim a consonância do sentirmos da mesma forma, de nos libertarmos e percorrermos o caminho que é igual para nós... assim como em tudo há que amar livremente e sem pouca loucura, porque somos mortais e o desejo de querermos tudo num minuto se transforma em calor, o teu abraço comigo está á mesa posta, e o afagante é loucura e desejo... hoje regressei, co mais energia, tirei umas férias e voltei, ciente do desafio que tenho pela frente, assim como em tudo, em tudo nas partes todas........ Beijos

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

atrasos

No equilíbrio desta sociedade em avançada degradação das vias culturais, deu-me a gana de escrever um livro, que não é mais que uma presença na forma de vida que sustentei com coragem e com o intento de dar um realce á sociedade da visão redobrada, confusa, em que traz alguma crise de integridade e confusão mental de uma das doenças que está a pairar cada vez mais nos países mais desenvolvidos e em vias de desenvolvimento, com a experiência de ter estado em lugares e a imaginação e criatividade de um doente bipolar e esquizofrénico, criei um blog que dá uma conjuntura do que é o pensamento pontual de um indivíduo com apetência para a desintegração e se sente por vezes sozinho na sociedade… primeiro um blog >>> Lugares, com o pseudónimo de pingoxixo, depois um preâmbulo de seguir com a escrita para a frente a descobrir dons e a partilha-los com a natureza psíquica de pessoas ditas sãs… este blog não é mais que o sentimento que vai na alma deste lutador pela vida, da compreesão, saudades partidas e relevo intrépido de enriquecer com vocábulos expressivos da inquiêtância vivida… outro blog, com mosto mais a sátira jornalística, polémicas dificeís de engolir e tratamentos de dados baseadas em pesquisas de noticias do passado recente que desenvolveram e ninguém se preocupou nunca mais em saber como se tiveram a sua resolução, o terceiro blog, apareceu de uma pretensão minha de tentar criar uma história em jeito de drama histórico do que foi a causa Lusitana nos tempos ermos dos começos da nossa civilização
Sou o Francisco, estudo em Évora, na muy ilustre Universidade de Évora