Escolas da psicologia
Pensamento do dia
Já uma vez li que para instalar uma cultura de uma qualquer planta é necessário conhecer o campo e o que queremos deixar na terra… uma instalação por exemplo de trevo subterrâneo tem muito que se lhe diga e depende do modo ou técnica a usar para deixar a semente na terra… se queremos obter quase 99% do rendimento é preciso olhar para a terra dum modo de semeador, calcular a secura ou encharcamento do solo, a época temporal é essencial para o maior ou menor grau de germinação, ter o lho observador de saber se o solo tem matéria orgânica, se não tiver é preciso estrumar ou com estrume natural ou com adubos… tudo isso tem custos, conhecer o solo não é propriamente aquela coisa simples que nos leva a pensar, é a altura do ano mais propicia, há alguma humidade relativa, não é tempo de geadas nem tempo comum de haver pragas que possam destruir as plânulas aquando da sua germinação… para um olhar sem metodologia , mas de grande concretização do saber, é marcar o campo e espalhar a semente, não de qualquer maneira, mas abrindo bem a mão e atirar a semente na direcção do sol, mão fechada, com semente e o indicador ser dirigido para a direcção do principal motor para uma boa germinação, nunca deitar a semente toda junta, pois quando da germinação, há o problema da planta não germinar livre e com espaço, se isso acontecer, deitarmos a semente basta, nem há rendimento da qualidade da planta, nem económico porque se desperdiça muita semente… depois quando semente espalhada, é esperar pelo clima para que haja rompimento da planta do subsolo para a superfície

Sem comentários:
Enviar um comentário